Açoriano Oriental
Fórum sobre Espaço na agenda do governo açoriano na visita estatutária a Santa Maria

O Governo dos Açores começa no domingo uma visita estatutária de três dias à ilha de Santa Maria, onde vai organizar um fórum sobre a estratégia da região para o Espaço.

Fórum sobre Espaço na agenda do governo açoriano na visita estatutária a Santa Maria

Autor: Lusa/AO Online

Segundo a agenda da visita, a que agência Lusa teve acesso, no primeiro dia da visita vai decorrer mais uma sessão do Fórum Autonómico (um conjunto de conferências sobre diferentes temas organizadas durante as visitas estatutárias), desta vez sobre a Estratégia dos Açores para o Espaço.

O fórum, marcado para as 20h30 no Atlântida Cine, vai ter como orador o responsável pela Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, Paulo Quental.

No segundo dia, o executivo açoriano vai reunir-se com a Câmara de Vila do Porto e com o Conselho de Ilha e visitar a Santa Casa da Misericórdia daquele concelho.

Na segunda-feira realiza-se, ainda, a reunião do Conselho de Governo, cujas deliberações vão ser apresentadas aos jornalistas na terça-feira, dia em que também vai ser apresentado o projeto da obra de construção do Centro de Divulgação Florestal de Santa Maria.

No último dia da visita, o Governo Regional vai igualmente visitar a unidade de saúde, a escola Básica e Secundária, o teleporto da ilha, o terreno onde vai ser instalado o Centro Tecnológico Espacial e o Centro de Controlo Aéreo da NAV.

Na terça-feira, durante o plenário da Assembleia Regional, o subsecretário da Presidência do Governo dos Açores, Pedro Faria e Castro, assegurou que o projeto para a construção de um porto espacial na ilha de Santa Maria vai avançar em 2023.

Faria e Castro avançou ainda que a implementação do Centro Tecnológico Espacial em Santa Maria deverá “ficar resolvida nas próximas semanas”, com a cedência de terrenos à PT Space, para permitir a aterragem do projeto do veículo reutilizável europeu, o Space Raider.

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados