Gripe das Aves

Foco da doença detectado no centro do Vietname


 

Lusa/ AO   Internacional   25 de Out de 2007, 07:50

Um novo foco de H5N1 foi detectado no centro do Vietname, indicaram hoje as autoridades, que alertam contra um reaparecimento da gripe das aves, numa altura em que o clima começa a arrefecer no país.
Terça-feira, cerca de 300 patos de uma quinta da província de Quang Tri morreram.

    Os testes realizados posteriormente revelaram-se positivos, por H5N1, variante altamente patogénica da gripe das aves, indicou o departamento de Saúde animal do ministério da Agricultura no seu site de Internet.

    O Vietname, um dos países mais afectados pelo H5N1, na altura do seu reaparecimento no Sudeste Asiático no fim de 2003, conseguiu controlar a situação no ano passado.

    No entanto a gripe das aves voltou em força na Primavera deste ano e o país registou mesmo pela primeira vez, desde o fim de 2005, novos casos humanos de contaminação.

    Depois, segundo as autoridades, o vírus voltou a recuar.

    No entanto, os peritos sanitários alertaram na semana passada contra um risco de reaparecimento, numa altura em que o país vai entrar no Inverno, uma época que facilita a propagação do vírus.

    Na semana passada, o primeiro-ministro, Nguyen Tan Dung, relembrou a proibição, pouco respeitada, de transportar aves para a cidade, pedindo às autoridades locais para sensibilizar a população.

    Desde o fim de 2003, 46 pessoas morreram no Vietname devido ao H5N1.

    O balanço global da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 203 mortos.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.