Açoriano Oriental
Gripe das Aves
Foco da doença detectado no centro do Vietname
Um novo foco de H5N1 foi detectado no centro do Vietname, indicaram hoje as autoridades, que alertam contra um reaparecimento da gripe das aves, numa altura em que o clima começa a arrefecer no país.

Autor: Lusa/ AO
Terça-feira, cerca de 300 patos de uma quinta da província de Quang Tri morreram.

    Os testes realizados posteriormente revelaram-se positivos, por H5N1, variante altamente patogénica da gripe das aves, indicou o departamento de Saúde animal do ministério da Agricultura no seu site de Internet.

    O Vietname, um dos países mais afectados pelo H5N1, na altura do seu reaparecimento no Sudeste Asiático no fim de 2003, conseguiu controlar a situação no ano passado.

    No entanto a gripe das aves voltou em força na Primavera deste ano e o país registou mesmo pela primeira vez, desde o fim de 2005, novos casos humanos de contaminação.

    Depois, segundo as autoridades, o vírus voltou a recuar.

    No entanto, os peritos sanitários alertaram na semana passada contra um risco de reaparecimento, numa altura em que o país vai entrar no Inverno, uma época que facilita a propagação do vírus.

    Na semana passada, o primeiro-ministro, Nguyen Tan Dung, relembrou a proibição, pouco respeitada, de transportar aves para a cidade, pedindo às autoridades locais para sensibilizar a população.

    Desde o fim de 2003, 46 pessoas morreram no Vietname devido ao H5N1.

    O balanço global da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 203 mortos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados