Açoriano Oriental
Fitch sobe o 'rating' da Região Autónoma dos Açores

A Fitch Ratings aumentou para “BBB” a notação da Região Autónoma dos Açores (RAA), com uma perspetiva (Outlook) estável.

Fitch sobe o 'rating' da Região Autónoma dos Açores

Autor: AO Online

De acordo com nota do Governo dos Açores, para além desta subida (para “BBB”) da notação de emitente de longo prazo, esta agência de 'rating' também aumentou, para “F2”, a notação da Região enquanto emitente de curto prazo.

"O Governo Regional dos Açores congratula-se com esta subida, que"reflete o reconhecimento do esforço desenvolvido na gestão das finanças públicas regionais, sendo esta a primeira subida da classificação de rating regional desde 2018", diz a nota do executivo açoriano.

A classificação da Região, nos seis fatores-chave de risco (robustez e adaptabilidade da receita, sustentabilidade e adaptabilidade da despesa, robustez do passivo e da liquidez, flexibilidade do passivo e da liquidez), ao nível “Médio” reflete a existência de um risco moderadamente baixo de que a capacidade da Região em cobrir o serviço da dívida com o saldo operacional possa diminuir ao longo do horizonte de previsão (2023-2027).

"Neste cenário de 'rating', calculado até 2027 tendo por base os valores do período 2018-2022, a Fitch, reconhecendo que a Região tem uma economia forte, com setores primário e turístico sólidos, não deixa, contudo, de enfatizar a moderada capacidade de ajustamento da despesa da Região, sobretudo devido à grande percentagem de rubricas de despesa rígidas, nomeadamente as despesas com a saúde e a educação".

A Fitch considera expectável que, a manterem-se os atuais pressupostos, nomeadamente os significativos fundos do PRR, os saldos de capital da Região melhorem e a sua dívida direta permaneça estável, próxima dos 2.800 milhões de euros, ao longo do cenário de 'rating', isto é, até 2027.

Recorde-se que a Região é objeto de avaliação periódica por três conceituadas agências internacionais: a Moody’s, a DBRS e a Fitch.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados