Açoriano Oriental
Fitch mantém rating de dívida de 65 ME da SATA

A agência Fitch mantém o rating de BBB atribuído a uma dívida sénior de 65 milhões de euros da SATA Holding, S.A., que vence em 2028, com base na garantia da Região Autónoma dos Açores.

Fitch mantém rating de dívida de 65 ME da SATA

Autor: Carolina Moreira

Segundo a agência de rating, trata-se de uma dívida contraída sem qualquer garantia de um ativo específico e que depende da qualidade de crédito da SATA e da sua capacidade para pagar.

Para a Fitch, com a garantia dada pela Região, o crédito pode ser considerado de “boa qualidade”, apesar de reconhecer que a conjuntura económica da empresa e o sucesso do plano de reestruturação podem influenciar a capacidade de pagar a dívida.

Na publicação, a Fitch enaltece o “compromisso” do Governo Regional em melhorar a gestão da empresa, “garantindo a implementação do plano de reestruturação e focando na eficiência, redução de custos e na privatização da Azores Airlines”.

Já a penalização financeira sofrida pela SATA ao operar rotas com obrigações de serviço público sem a devida compensação do Estado é apontada pela Fitch como um problema para a liquidez da empresa.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.