Açoriano Oriental
Festa da Flor começa hoje a animar sete concelhos da Madeira
A Festa da Flor, um dos principais cartazes turísticos da Madeira, começa hoje e prolonga-se até 17 de abril, decorrendo, pela primeira vez, por um período de 10 dias e em sete dos 11 concelhos da região.

Autor: Lusa/AO Online

 

Em anos anteriores, a festa tinha a duração de uma semana e realizava-se apenas no Funchal e em Câmara de Lobos.

Este ano, porém, e dando cumprimento ao programa do XII Governo Regional, as festividades alargam-se por 10 dias e encontram-se descentralizadas por sete concelhos - Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Calheta, Santana, Machico e Santa Cruz -, que organizarão igualmente, nos seus territórios, iniciativas alusivas ao certame.

"No próximo ano, o objetivo é chegar às três semanas", referiu o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

A ocupação hoteleira durante a Festa da Flor, segundo a secretaria regional, é de 92% e o investimento do Governo Regional é de 320 mil euros.

Um dos momentos altos do cartaz acontecerá no sábado (09 de abril) pelas 10:00, com o cortejo infantil, que terá a participação de 1.250 crianças.

Partindo da área contígua ao Jardim Municipal, as crianças vão dirigir-se ao Largo do Município, para a construção simbólica do ‘Muro da Esperança’, afixando neste a flor que transportam na mão durante o cortejo, num gesto que pretende significar a confiança e o desejo de um mundo melhor.

Outra ocasião de relevo terá lugar no dia seguinte, domingo, pelas 16:00, com o Grande Cortejo Alegórico da Festa da Flor a sair à rua com os seus carros decorados por diversas espécies de flores e 1.420 figurantes dos 10 grupos participantes.

Subordinado ao tema "Madeira - Uma Flor, uma Festa", este evento de animação do destino turístico Madeira envolve ainda a 61.ª Exposição da Flor, na Praça do Povo; ‘workshops’; tapetes florais; mercado das flores e decorações florais; feira de sabores regionais; a exposição "Um olhar sobre a Festa da Flor" e animação diversa com espetáculos musicais, entre outros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados