Açoriano Oriental
Associação dos municípios portugueses
Fernando Ruas parte para terceiro mandato à frente dos municípios
O social-democrata Fernando Ruas deverá ser reeleito este fim-de-semana, pela terceira vez, como presidente da associação dos municípios portugueses, à frente da qual liderou a contestação à Lei das Finanças Locais e tem reivindicado mais competências para as autarquias.

Autor: Lusa / AO online
Fernando de Carvalho Ruas, 60 anos, natural de Farminhão, Viseu, licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, é presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) desde Abril de 2002.

Devido à lei da limitação de mandatos , este será o seu último mandato como presidente de Câmara de Viseu, que ocupa desde 1990.

Enquanto presidente da ANMP, Fernando Ruas enfrentou a revisão da Lei das Finanças Locais de 2006 que mobilizou as autarquias contra o governo socialista de José Sócrates, que a consideraram ruinosa para o poder local.

As autarquias criticaram sobretudo o facto de estabelecer limites ao endividamento e aos recursos financeiros destinados aos municípios e a necessidade de autorização do Governo para contrair empréstimos que não contem para a capacidade de endividamento, como os projectos de reabilitação urbana, por exemplo.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados