Açoriano Oriental
FC Porto vê Benfica e Braga mais perto, após ‘nulo’ em Guimarães

O FC Porto empatou este domingo 0-0 com o Vitória de Guimarães, num jogo muito intenso, com várias ocasiões falhadas, da 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e viu os concorrentes pela liderança ficarem mais perto.

FC Porto vê Benfica e Braga mais perto, após ‘nulo’ em Guimarães

Autor: Lusa/Ao online

Apesar de terem conseguido o 25.º jogo consecutivo sem derrotas e chegado aos 50 pontos no campeonato, os ‘azuis e brancos' viram o segundo classificado, Benfica, ficar a três pontos de distância, após o triunfo no dérbi com o Sporting (4-2), e o terceiro, Sporting de Braga, ficar a quatro, após o triunfo sobre o Aves (2-0), no sábado.

A equipa ‘azul e branca' foi superior durante mais tempo e falhou uma ‘mão cheia' de ocasiões para desfazer o ‘nulo', principalmente por Marega, diante de um Vitória que se entregou muito ao jogo em cada lance e que mantém, para já, o quinto lugar, com 32 pontos.

Com Pepê a substituir o lesionado André André no meio-campo e Davidson a render Ola John na ala esquerda do ataque face ao jogo anterior - triunfo sobre o Feirense (2-1) -, a equipa treinada por Luís Castro teve mais bola nos cinco primeiros minutos e ‘empurrou' o jogo para o meio-campo contrário.

Mas o FC Porto, a jogar com o mesmo ‘onze' que, na quarta-feira, derrotou o Belenenses por 3-0, respondeu ao minuto seis com o primeiro lance de verdadeiro perigo, num remate de Brahimi, ao lado, e começou a pressionar cada vez mais a retaguarda vitoriana até tomar conta da partida.

Superiores nas disputas de bola e mais rápidos nas saídas para o ataque, os ‘dragões' ficaram novamente a centímetros do golo ao minuto 16, quando Soares, ainda de fora da área, rematou à trave, e voltaram a ameaçar as redes vitorianas em remates de Alex Telles, de Herrera e numa tentativa de ‘chapéu' de Marega, por cima, aos 29.

Pelo meio, o Vitória, nas poucas vezes em que conseguiu circular a bola até à área portista, obrigou Casillas a aplicar-se, em duas tentativas de Rafa Soares, aos minutos 15 e 22.

Nos instantes finais da primeira parte, ao mesmo tempo que o FC Porto acentuou o seu domínio e ameaçou, de novo, o golo, num remate de Marega intercetado por Frederico Venâncio em cima da linha de golo, aos 41 minutos, as bancadas começaram a ‘ferver', com adeptos do Vitória e do Porto a arremessarem cadeiras entre si.

O ritmo dos ‘azuis e brancos' quebrou no início da segunda parte e a equipa anfitriã aproveitou o maior espaço concedido pelo opositor para voltar a exibir um futebol ‘rente à relva' e falhar a primeira situação clara da segunda parte, quando Davidson, após contra-ataque, apareceu na ‘cara' de Casillas, mas acertou mal na bola (55 minutos).

A equipa de Sérgio Conceição manteve a vocação ofensiva no decorrer da segunda parte, com Corona a obrigar Douglas a defesa apertada, aos 63 minutos, e Frederico Venâncio a impedir em cima da linha de golo um desvio de Marega, aos 73, mas ‘partiu-se' mais vezes, expondo-se a vários contra-ataques vitorianos, quase sempre mal definidos.

Num jogo de muita luta, em que as duas equipas perderam avançados por lesão - Guedes, no Vitória, e Marega, no FC Porto -, os ‘dragões' ainda fizeram um último esforço para chegar ao triunfo, mas, perante um adversário bem organizado atrás, só esteve mesmo perto do golo quando Corona rematou para defesa de Douglas, aos 87 minutos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados