Açoriano Oriental
FC Porto de 'garra' vira resultado em Braga com dois penáltis

O FC Porto venceu este sábado fora o Sporting de Braga por 3-2, num jogo frenético da 27.ª jornada da I Liga de futebol em que esteve a perder por duas vezes e virou o resultado com duas grandes penalidades.

FC Porto de 'garra' vira resultado em Braga com dois penáltis

Autor: Lusa/Ao online

Wilson Eduardo colocou os minhotos em vantagem logo aos cinco minutos, Soares empatou aos 26, Murilo voltou a pôr o Braga a ganhar aos 47, mas os ‘dragões' deram a volta ao marcador com dois penáltis no espaço de 10 minutos, cobrados por Alex Teles e Soares (69 e 79).

O FC Porto soma três importantes pontos na luta pelo título, da qual o Sporting de Braga deverá ter ficado definitivamente afastado, esperando agora o jogo do Benfica com o Tondela.

As duas equipas, que voltam a defrontar-se dentro de três dias, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, apresentaram poucas alterações em relação aos últimos ‘onzes', no caso do FC Porto nenhuma mesmo.

Abel Ferreira viu-se obrigado a mexer na equipa dadas as lesões de Raul Silva e Fransérgio, dando a titularidade a Pablo e Esgaio.

A equipa da casa entrou melhor em jogo e, corolário disso, foi o golo de Wilson Eduardo logo aos cinco minutos. O avançado luso-angolano rematou enrolado depois de assistência de Claudemir, que esteve na génese da jogada ao ‘roubar' a bola a meio-campo.

Dá a ideia que Casillas podia ter evitado o golo, porque o remate de Wilson Eduardo não foi o melhor, mas o tento inaugural da partida estava feito.

Contudo, o Braga foi baixando no terreno, assumindo uma postura demasiado passiva, e o FC Porto tomou conta do jogo por volta do quarto de hora, chegando ao empate aos 26 minutos, na sequência de um canto infantilmente cedido por Bruno Viana.

Felipe desviou ao primeiro poste e Soares, ao segundo, também de cabeça, restabeleceu a igualdade.

Sem um médio capaz de pegar no jogo, um remate de ‘ressaca', mas muito por alto, de Marcelo Goiano foi a exceção no jogo ‘cinzento' dos ‘arsenalistas' até ao intervalo (33).

O FC Porto, com Herrera em destaque a ‘mexer os cordelinhos', era sempre mais perigoso e criou perigo num livre direto de Alex Teles (40) e, logo a seguir, por Marega, em duas situações (41).

Após o intervalo, Brahimi surgiu no lugar de Otávio, mas a segunda parte abriu com o segundo golo dos bracarenses, por Murilo (47), num lance em que o novo internacional português Dyego Sousa foi fundamental a tirar primeiro Pepe com uma simulação e depois Felipe no duelo físico - Murilo teve depois a calma de ‘sentar' Casillas e Éder Militão e fazer o golo.

Sérgio Conceição lançou Manafá aos 57 minutos (saiu Pepe) para tornar a equipa mais ofensiva, mas foi pelo lado direito que o Braga criou grande oportunidade para eventualmente ‘matar' a partida, com Dyego Sousa a obrigar Casillas a boa defesa (59).

Um minuto depois, foi a vez de Tiago Sá aplicar-se diante de um potente remate de Alex Teles.

Depois veio a primeira grande penalidade convertida por Alex Teles que se lesionou na marcação do penálti (69).

Fernando Andrade alargou a frente de ataque portista e, sete minutos depois de ter entrado, foi o alvo de nova falta do experiente Claudemir na área bracarense, cabendo desta feita a Soares cobrar a penalidade (79).

Já sem Abel Ferreira no banco, expulso por Jorge Sousa, o Sporting de Braga trocou de ponta-de-lança, com Paulinho a entrar para o lugar de Dyego Sousa (80), de extremo (Xadas por Esgaio, 83), substituições de mero refrescamento da equipa e apenas aos 89 minutos houve risco na entrada de Ricardo Horta para o lugar de Sequeira.

Paulinho não aproveitou um erro de Felipe, atirando ao lado de cabeça (85), e o FC Porto segurou a preciosa vitória diante dos bracarenses.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados