Angra do Heroísmo

Exercício Açor92 testa o Plano de Emergência

Exercício Açor92 testa o Plano de Emergência

 

Lusa / AO Online   Regional   30 de Out de 2009, 14:21

Cerca de trezentos operacionais dos três ramos das forças armadas, Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros estão a participar, desde as 04:00 desta sexta-feira no exercício Açor92 para testar o Plano de Emergência de Angra do Heroísmo.
António Cunha, presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), disse à agência Lusa que “é preciso testar e treinar a resposta das forças armadas e da protecção civil em situações de catástrofe e emergência”.

O SRPCBA é, pela primeira vez, por delegação do comando militar dos Açores, responsável pela coordenação do exercício.

O exercício, que decorre nas freguesias dos Biscoitos e Serreta, na ilha Terceira, simula situações de desabamentos de terra, resgate de pessoas no mar, destruição de pontes, inundações, vítimas soterradas e queda de viaturas em falésias.

Estão também envolvidos meios técnicos e humanos das unidades de saúde, PSP, Cruz Vermelha, serviços municipais e serviços de obras públicas.

Segundo António Cunha, estão em análise os planos de emergência municipal, em particular o de Angra do Heroísmo que foi o primeiro a ser aprovado com as novas regras entretanto criadas.

O Açor92 decorre até ao próximo domingo, altura em que será efectuado um balanço do exercício, acompanhado de algumas demonstrações práticas de actuação em situações de emergência e catástrofes.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.