Europa lança telescópio para criar mapa em 3D da Via Láctea

A Agência Espacial Europeia (AEE) lançou esta quinta-feira na Guiana francesa um telescópio avançado para detetar mil milhões de estrelas e providenciar o mais detalhado mapa da Via Láctea até agora.


O telescópio Gaia "está a funcionar normalmente", disse um comentador da AEE, depois de o satélite ter sido lançado.

Com um custo de 740 milhões de euros, o mais sofisticado telescópio construído pelos europeus pretende realizar uma espécie de 'censo astrológico' de mil milhões de estrelas, o que representa 1% do total da Via Láctea.

Repetindo as observações 70 vezes durante a sua missão, o telescópio Gaia vai ajudar os astrónomos a calcular a distância, a velocidade e a direção destas estrelas e construir um mapa a três dimensões.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares