EUA: Senado aprova lei para financiamento das guerras no Iraque e Afeganistão

EUA: Senado aprova lei para financiamento das guerras no Iraque e Afeganistão

 

Lusa   Internacional   19 de Dez de 2009, 14:01

O Senado dos Estados Unidos aprovou hoje uma lei orçamental dotada de 636 mil milhões de dólares (443 mil milhões de euros) que inclui fundos tanto para as guerras no Iraque e no Afeganistão como ajudas para os desempregados.

A medida, que será agora enviada ao Presidente Barack Obama para assinatura definitiva, foi aprovada por 88 votos contra dez.

Após a aprovação da lei, os senadores vão agora retomar o debate sobre a reforma do sistema de saúde, que a maioria democrata quer aprovar antes de Natal e a minoria republicana retardar quanto possível.

Os legisladores prevêem consagrar o fim-de-semana a continuar a revisão de diferentes alterações ao projecto de lei para esta reforma.

A medida orçamental aprovada hoje destina 128 mil milhões de dólares (89,6 mil milhões de euros)às guerras no Iraque e no Afeganistão e prevê um aumento de 3.4 por cento nos salários dos militares.

Não inclui, no entanto, fundos para suportar o envio de 30 mil soldados adicionais para o Afeganistão decidido no início deste mês por Obama.

Calcula-se que sejam necessários entre 30 mil e 40 mil milhões de dólares mais para fazer face a estas despesas.

A medida aprovada hoje também alarga em dois meses a subvenção aos desempregados de longa duração e destina fundos aos sistemas de transporte.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.