Escola da Lagoa seleccionada para programa da Microsoft

Escola da Lagoa seleccionada para programa da Microsoft

 

Lusa/AO On Line   Regional   22 de Set de 2010, 08:39

Dois estabelecimentos de ensino portugueses, na Lousada e nos Açores, foram selecionados para integrar o Programa mundial das Escolas Inovadoras, promovido pela Microsoft, anunciou hoje a empresa.

Concluído o processo de avaliação das escolas que apresentaram candidatura, a Escola Básica do 2.º e 3º ciclos de Nevogilde, na Lousada, e a Secundária de Lagoa, nos Açores, foram selecionadas para representar Portugal e fazer parte daquela rede mundial que reconhece e premeia a inovação.

O Programa Escolas Inovadoras insere-se no Parceiros na Educação, um programa da Microsoft presente em 114 países que tem por objetivo fundamental apoiar as políticas dos Governos no sentido de promover a utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino.

No ano passado foi pela primeira vez selecionado um estabelecimento de ensino português, a Escola da Várzea, em Lamego.

"Esta é sem dúvida mais uma notícia positiva para o país, fruto da aposta que tem vindo a ser feita pelas escolas, quer pelo Ministério, quer por professores e alunos - e do empenho da Microsoft na promoção do uso das novas tecnologias", afirma Rui Grilo, diretor da Microsoft para a Educação em Portugal, citado no comunicado da empresa.

A classificação mundial da Miscrosoft das escolas mais inovadoras é divulgada hoje, da qual constam aqueles dois estabelecimentos portugueses.

"As novas tecnologias são um instrumento fundamental para a abertura das escolas ao mundo. A sua utilização na sala de aula, pelos professores e alunos, abre novas e inesgotáveis perspectivas para a aprendizagem", afirma o Ministério da Educação, numa nota enviada à Lusa, sublinhando que o Plano Tecnológico do setor permitiu disponibilizar às escolas recursos digitais que promovem "o acesso de todas as crianças e jovens à informação e ao conhecimento".

Também a Secretaria Regional da Educação e Formação da Região Autónoma dos Açores congratula-se com a seleção da escola secundária de Lagoa, na ilha de São Miguel.

"Trata-se do reconhecimento do projeto de uma escola açoriana que já nos habituou a encarar os desafios com ambição, que aposta na inovação e na capacidade empreendedora dos seus docentes e dirigentes, e coloca a qualidade do processo educativo dos alunos como desígnio de toda a comunidade educativa", lê-se também no comunicado.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.