Açoriano Oriental
Entreposto frigorífico da Horta vai duplicar produção de gelo no verão
O secretário regional do Mar do Governo dos Açores anunciou que os pescadores do Faial vão poder contar, no próximo verão, com uma nova central de produção de gelo, num investimento que ronda 400 mil euros.
Entreposto frigorífico da Horta vai duplicar produção de gelo no verão

Autor: Lusa/AO online

 

Fausto Brito e Abreu, que visitou hoje as obras do núcleo de pescas do porto da Horta, na ilha do Faial, afirmou que a nova central terá uma produção diária de cerca de 15 toneladas de gelo, o que representa a duplicação da capacidade atualmente existente.

"Este investimento vai permitir melhorar as condições de trabalho dos pescadores no porto da Horta, onde operam cerca de 40 embarcações de pesca profissional", sublinhou.

Fausto Brito e Abreu salientou ainda que os três tanques de salmoura do entreposto frigorífico da Horta também foram alvo de uma reabilitação recente, para que possam estar operacionais na safra deste ano.

"Com estas obras, o Governo dos Açores pretende que os pescadores tenham ao seu dispor as melhores condições de trabalho para que a atividade da pesca seja cada vez mais produtiva e rentável", afirmou.

O secretário regional do Mar lembrou ainda que estão também previstos "investimentos importantes" na rede de frio em várias ilhas da região, em especial na Madalena (ilha do Pico) e na Praia da Vitória e em São Mateus (Terceira), que correspondem a promessas feitas aos profissionais da pesca.

"Estes investimentos são fundamentais para a desejada valorização do pescado e para o consequente aumento do rendimento dos pescadores", considerou o governante açoriano.

As obras a decorrer no núcleo de pescas do porto da Horta, orçadas em 40 mil euros, incluem a instalação de cinco postos de fornecimento de água e eletricidade junto aos portos de atracação, que correspondem a uma velha aspiração dos pescadores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados