Açoriano Oriental
Encontrada vala comum com 23 corpos de iasidis mortos pelo EI no norte do Iraque
Uma vala comum com os restos dos corpos de 23 homens iasidis, mortos pelos 'jihadistas' do Estado Islâmico (EI), foi descoberta no norte do Iraque, foi hoje divulgado.
Encontrada vala comum com 23 corpos de iasidis mortos pelo EI no norte do Iraque

Autor: Lusa / AO online

 

A vala comum foi descoberta na sexta-feira perto da aldeia de Bardiyane, com base numa informação dada por um habitante local, indicou o porta-voz do ministério dos Mártires da região autónoma do Curdistão iraquiano, Fuad Othmane.

O responsável disse que as vítimas foram todas mortas com balas e que alguns tinham as mãos atadas.

No último domingo, combatentes curdos tinham descoberto os restos dos corpos de 25 iasidis - homens, crianças e mulheres - um pouco mais a sul, no setor do Monte Sinjar, um bastião desta comunidade.

Segundo Othmane, dezenas de outros corpos foram encontrados numa outra vala comum no setor de Hardane.

O grupo extremista, que no ano passado assumiu o controlo de diversas partes do território iraquiano, designadamente no oeste e no norte do país, foi depois expulso de algumas regiões por forças curdas ou pelo exército iraquiano, apoiados por milícias aliadas.

Segundo a Amnistia Internacional, considerada como herege pelo EI, a minoria iasidi foi particularmente atingida pelos atos dos 'jihadistas'. A organização refere que o EI procedeu a múltiplas execuções de homens iasidis e raptou centenas , ou mesmo milhares de mulheres, que foram vendidas como esposas aos 'jihadistas' ou reduzidas a escravas sexuais.

O EI tem multiplicado atos de violência nas regiões que controla tanto no Iraque como na vizinha Síria, onde o grupo 'jihadista' se envolveu na guerra desde 2013.

Os defensores dos direitos humanos e a Organização das Nações Unidas (ONU) acusaram esta organização ultra-radical sunita de limpeza étnica e de crimes contra a humanidade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados