Açoriano Oriental
Ambiente
Emissões com efeito de estufa continuam a crescer
Os gases com efeito de estufa continuaram a aumentar na atmosfera em 2007, tendo as concentrações de dióxido de carbono atingindo níveis recorde nesse ano, indica o último relatório distribuído pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM).
Emissões com efeito de estufa continuam a crescer

Autor: Lusa/AOonline
O boletim informativo da OMM indica que as concentrações de dióxido de carbono na atmosfera alcançaram níveis máximos no ano passado.

    Os dados científicos mostram que o dióxido de carbono atingiu 383,1 partes por milhão, um aumento de 0,5 por cento em relação a 2006.

    As concentrações de nitrogénio de carbono também alcançaram níveis recordes em 2007 e foram 0,25 por cento maiores que no ano anterior.

    O metano cresceu 0,34 por cento, alcançando o maior valor já calculado até hoje, salientam os dados da OMM.

    O crescimento do metano entre 2006 e 2007 foi o maior aumento anual registado desde 1998 e, apesar de os especialistas da OMM não quererem fazer ainda uma avaliação sobre este tema, alertam sobre a possível nocividade deste gas.

    A OMM calcula que o total de gases com efeito estufa na atmosfera tenha aumentado 1,06 por cento em 2007 em relação a 2006, um aumento de 24,2 por cento em comparação a 1990, considerado ano de referência.

    A organização internacional conta com uma rede de observatórios repartidos em 65 países que lhe permite avaliar os gases com efeito de estufa que foram emitidos.

    Estes gases, que são a principal causa do aquecimento global, são provocados, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis e pela destruição da massa florestal.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.