Mário Fortuna jubilou-se na passada quinta-feira, depois de uma carreira de 44 anos na Universidade dos Açores (UAc), onde se destacou pelo ensino, investigação e intervenção institucional. O docente completou 70 anos de idade no mesmo dia.
Segundo a nota publicada na rede social da Faculdade de Economia e Gestão (FEG) da UAc, o Conselho Científico da FEG aprovou, por unanimidade, um Voto de Louvor em seu reconhecimento, salientando o contributo excecional para o ensino superior, a investigação científica e a reflexão sobre políticas públicas nos Açores.
Doutorado em Economia pelo Boston College, nos Estados Unidos, Mário Fortuna é Professor Catedrático desde 2004 e lecionou em instituições internacionais como o Boston College e o Simmons College, formando várias gerações de estudantes nas áreas de Economia, Gestão, Finanças Públicas e Econometria.
Na Universidade dos Açores, desempenhou cargos de relevo, incluindo presidente do Conselho Científico, diretor do Departamento de Economia e Gestão e diretor do Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico, tendo participado na criação e reestruturação de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento.
Segundo a FEG da UAc, a sua produção científica é vasta e reconhecida internacionalmente, abordando temas como finanças públicas regionais, ultraperiferia, modelos económicos e desenvolvimento regional. Colaborou ainda com o Fundo Monetário Internacional e diversas universidades nacionais e internacionais, contribuindo para estudos aplicados de grande impacto nos Açores.
Na passada sexta-feira, dia 9 de janeiro, na cerimónia comemorativa dos 50 anos da UAc, Mário Fortuna foi distinguido com a medalha comemorativa do 50.º aniversário.
Para além da academia, Mário Fortuna teve intervenção relevante na vida pública e cívica, incluindo funções como secretário regional da Economia, liderança do Secretariado Regional dos Açores na Ordem dos Economistas e presidente na Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD).
