Açoriano Oriental
Durão Barroso acredita num acordo na quarta-feira
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje acreditar num acordo na cimeira da Zona Euro agendada para a próxima quarta-feira, porque “notou” hoje uma “compreensão” entre os líderes europeus quanto à necessidade de o alcançar.
Durão Barroso acredita num acordo na quarta-feira

Autor: Lusa/AO Online

Durão Barroso, que falava a jornalistas no final da cimeira de líderes da Zona Euro, que tem um “follow-up” decisivo agendado para dia 26, disse que espera “que haja um acordo”, garantiu que é nesse sentido que os países estão a trabalhar e indicou que se registaram progressos nas discussões realizadas até ao momento.

“Pela qualidade da discussão hoje, pela compreensão que eu notei nos diferentes primeiros-ministros acerca da situação, acho que esse acordo vai existir”, declarou.

Durão Barroso e o presidente do Conselho, Herman van Rompuy, foram os únicos responsáveis europeus a prestar declarações no final da cimeira da Zona Euro de hoje, tendo os restantes líderes europeus, incluindo o primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho, abandonado a sede do Conselho sem prestar declarações.

Novas cimeiras estão previstas para quarta-feira, tanto ao nível dos 27 países-membros da União Europeia como dos 17 membros da Zona Euro, sendo esse o dia de todas as decisões para “salvar” a Grécia, fortalecer as defesas da Zona Euro contra a crise da dívida soberana, designadamente através do reforço da capacidade dos fundos de resgate, e proteger o setor bancário, por meio de uma recapitalização.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados