Açoriano Oriental
Dormidas em alojamento turístico sobem 2,5% em outubro para 7,6 milhões

As dormidas de residentes no país no setor do alojamento turístico inverteram a descida de setembro e subiram 1,2% em outubro, para 1,9 milhões, contribuindo para uma subida global de 2,5%, segundo dados divulgados pelo INE

Dormidas em alojamento turístico sobem 2,5% em outubro para 7,6 milhões

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com as estatísticas rápidas da atividade turística, em outubro, o setor do alojamento turístico registou 3,0 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas, correspondendo a aumentos respetivos de 3,8% e 2,5%, contra 2,9% e 2,5% em setembro.

No período em análise, o crescimento das dormidas de não residentes abrandou de 3,7% para 3,0%, atingindo 5,7 milhões de dormidas. Já entre residentes no país, o crescimento foi de 1,2%, contra -0,6% em setembro, para 1,9 milhões de dormidas.

O mercado britânico continuou a ser o principal mercado emissor, com uma quota de 19,9% e com um crescimento de 2,3% no mês em análise, seguindo-se Alemanha (12,6%, crescimento de 3,7%).

Entre os 10 principais mercados emissores em outubro, que representaram 75,7% das dormidas de não residentes, destacou-se o canadiano, que ganhou 15,0%, enquanto o espanhol “foi o que mais decresceu (-12,4%)”.

Todas as regiões, com exceção do Alentejo (-4,4%) registaram aumentos nas dormidas, destacando-se as subidas na Região Autónoma dos Açores (10,8%) e Centro (7,0%).

A ocupação nos estabelecimentos de alojamento turístico atingiu em outubro 51,0% e 63,2% nas taxas líquidas de ocupação-cama e ocupação-quarto, respetivamente (-0,2 pontos percentuais e +0,7 pontos percentuais, respetivamente).

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.