Açoriano Oriental
Diversas iniciativas assinalam Dia Internacional da Mulher

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher, efeméride que será assinala com diversas iniciativas promovidas por várias entidades. Devido à pandemia de Covid-19 a maioria dos eventos são em formato online

Diversas iniciativas assinalam Dia Internacional da Mulher

Autor: Ana Carvalho Melo

O Dia Internacional da Mulher, que se comemora hoje, vai ser assinalado com diversas iniciativas, que este ano devido à pandemia de Covid-19 vão privilegiar as ações online.

Logo pelas manhã, às 10h30, a  Letras Lavadas vai promover uma sessão, no Facebook e Youtube, de declamação de poemas com Aníbal C. Pires e Mário Sousa. Os poemas declamados fazem parte do livro “Mulher —Coração  da  Liberdade”, escrito por trinta e quatro autores convidados, açorianos, madeirenses e continentais, mulheres e homens, e de diferentes gerações.

“Nos  poemas  de ‘Mulher —Coração  da  Liberdade’ é  abordada  a  questão  da feminilidade e do se ser mulher num mundo ainda patriarcal e machista, apesar dos grandes progressos já alcançados  na sociedade ocidental; a  maternidade; a mulher companheira, com sentidas declarações de amor; a infância; o amor e o desamor”, revela a editora, realçando que “em  todos  eles  são  enaltecidos  a  força,  a  perseverança,  a  coragem  e  a resiliência    das    mulheres,    mas    também    a    sua    doçura,    amabilidade    e companheirismo.”

Já a AEAzores – Associação dos Emigrantes Açorianos promove  um evento online no qual as mulheres açorianas emigrantes serão protagonistas e que homenageará a professora universitária Rosa Simas.

De acordo com nota enviada à comunicação social, para celebrar este dia, a AEAzores preparou vários painéis que vão ser transmitidos, a partir das 13h30, online na página de Facebook da instituição e que culminarão com a homenagem à professora Rosa Simas. 

Assim no primeiro painel, às 13h30, Rosa Simas  evocará o Encontro “A Mulher nos Açores e nas Comunidades”, realizado em  julho de 2001, em conjunto com Alzira Silva e Manuela Aguiar, com moderação de Tânia Fonseca.

Às 14h20, Deolinda Adão falará sobre “A Mulher emigrante em terras da Califórnia”, numa conversa com Roberto Medeiros.

Às 14h45, Romina Cardoso intermediará os depoimentos de João Luís Pacheco e Glória de Sá sobre “A Mulher açoriana na Nova Inglaterra”, antes de Humberta Araújo e Manuela Marujo falarem sobre “A Mulher açoriana no Canadá, dos anos 50 às novas gerações”, pelas 15h20, com moderação de Mónica Medeiros.

Nísia Remígio é a convidada do último painel, “Verde Esperança”, às 16 horas.

A Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico (ACEESA) inicia hoje  um Ciclo de Conversas, sob a forma de webinário, e se dedicará “a assuntos atuais e promissores de reflexão em vários temas, convidando especialistas da academia, atores sociais do terreno, interventores políticos/as a contextualizem problemas e a relatarem as suas estórias”.

“Com isso, pretendemos incitar discussões sobre os desafios da sociedade contemporânea com especial relevância em áreas como a luta contra a pobreza, as discriminações e as desigualdades numa lógica de contributo à promoção do desenvolvimento de uma sociedade justa e equitativa”, refere a associação em nota enviada à comunicação social.

A iniciativa de hoje,  que tem como tema “Parentalidade em tempos de pandemia Covid-19 em contexto de trabalho”, começa pelas 14h30 e conta com vários atores sociais que vão conversar sobre as suas experiências no período de confinamento com filhos menores a cargo.

Por sua vez a Junta de Freguesia de São Pedro de Vila Franca do Campo promove entre 8 e 12 de março, uma semana dedicada a todas as mulheres. Ao longo de uma semana irá divulgar um conjunto de vídeos sobre temas do universo feminino, com o objetivo de informar, orientar e motivar todas as mulheres, que poderão ser visualizados em https://www.facebook. com/Freguesia-S%C3%A3o-Pedro-107752574300541/.


União de Sindicatos promove Semana da Igualdade

A União de Sindicatos de São Miguel e Santa Maria ( USSMSM) promove a Semana da Igualdade com o lema “Defender a Saúde. Dignificar o Trabalho. Avançar na Igualdade”. De acordo com nota da USSMSM, as iniciativas a desenvolver são diversificadas - plenários, concentrações/manifestações, debates, marchas, e entrega de panfletos aos trabalhadores em diversas empresas (alusivos à Semana da Igualdade) - e contarão com a participação de trabalhadores, delegados e dirigentes Sindicais, ativistas e associados. 

A semana começa com o Debate que se realiza hoje, às 9h30, no Cine Auditório “Lira do Rosário” na Lagoa, em torno dos direitos das trabalhadoras onde serão apresentados testemunhos, alguns na primeira pessoa, relativamente às reivindicações mais sentidas pelas mulheres trabalhadoras.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados