Autor: LusA/ao oN LINE
Em Lisboa, a vigília - oração de vésperas do primeiro domingo do Advento – será presidida pelo cardeal patriarca, José Policarpo, no Mosteiro dos Jerónimos.
José Policarpo, numa mensagem difundida pelo Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa, afirma que esta participação das dioceses e igrejas portuguesas é “uma resposta de comunhão com o santo padre”.
“Todos sabemos que a vida é hoje um dom muito ameaçado. As agressões à vida humana são muitas, desde as dificuldades de acolher e respeitar a vida gerada, até a outros tipos de agressões, como a violência doméstica, violência sobre as crianças, pena de morte, as próprias condições sociais que em determinado momento põem as pessoas a viver em dificuldades quase insuperáveis para uma vida digna”, afirma.
O cardeal patriarca de Lisboa sublinha, também, a importância da “vida não humana”: “É hoje um tema de consciência coletiva da humanidade, os riscos que tem a agressão indiscriminada à vida da natureza (vida animal e vegetal)”.
“É uma ocasião para nos lembrarmos que a Igreja é um povo da vida” e “deve ser o primeiro baluarte da defesa da dignidade da vida”, acrescenta José Policarpo.
A vigília visa ainda “preparar” a Jornada Mundial da Juventude, a realizar em agosto do próximo ano, em Madrid, e o VI Encontro Mundial das Famílias, em Milão, em 2012.
No domingo, no Mosteiro dos Jerónimos, o cardeal patriarca de Lisboa confere a Ordem de Diácono a seis jovens: cinco do Seminário dos Olivais e um do Instituto Missionário da Consolata.