Açoriano Oriental
Covid-19
Deputado do PSD diz que Madeira tem direito a 650ME do fundo da UE

O líder parlamentar do PSD no parlamento madeirense defendeu que o arquipélago tem direito a receber 650 milhões de euros dos 26,3 mil milhões de euros que Portugal poderá ter do fundo de recuperação económica da União Europeia.

Deputado do PSD diz que Madeira tem direito a 650ME do fundo da UE

Autor: Lusa/AO Online

"Aguardamos o dia de hoje para saber do Governo da República se as regiões vão receber a sua parcela de ajudas", disse Jaime Filipe Ramos no plenário.

O primeiro-ministro saudou na quarta-feira a "ambiciosa" proposta da Comissão Europeia de fundo de recuperação económica, na ordem dos 750 mil milhões de euros, considerando que "está à altura do desafio" que a Europa enfrenta face à Covid-19.

Portugal poderá arrecadar 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), que se destina a minimizar os efeitos económicos e sociais provocados pela pandemia de covid-19.

A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou hoje, por unanimidade, o voto de congratulação do PSD pelo 30º aniversário da criação da Reserva Natural das Ilhas Desertas onde, entre a sua biodiversidade, vive uma colónia de focas monge do Mediterrâneo.

Localizada a sudeste do Funchal e constituída por três ilhas - Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio - as ilhas Desertas estão legalmente protegidas desde 1990 com a área de Proteção Especial.

Receberam também a classificação de Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa e de Reserva Natural, bem como o Diploma Europeu do Conselho da Europa para as áreas protegidas.

Enquanto Zona Especial de Conservação e Zona de Proteção Especial, as ilhas Desertas integram a Rede Natura 2000.

Apesar da unanimidade, o voto mereceu, contudo, algumas criticas por parte dos partidos da oposição com o deputado do JPP Rafael Nunes a apontar a falta de investimento no melhoramento das condições de trabalho dos vigilantes.

Silvia Silva, do PS, indicou, como "nódoa" nos 30 anos das ilhas Desertas, a extinção das cabras do Bugio, uma espécie introduzida há 600 anos e que ganhou uma morfologia própria, no seguimento de uma política de abate dos roedores e de preservação da vegetação.

O deputado único do PCP, Ricardo Lume, lembrou que, dez anos antes da sua classificação como área de Proteção Especial, "já o deputado Mário Aguiar a tinha defendido".

O deputado do CDS-PP Lopes da Fonseca recordou, por seu lado, o trabalho feito pelo Instituto da Floresta e da Conservação da Natureza nesta área.

Com os votos do PSD e do CDS, o parlamento madeirense aprovou ainda a proposta de decreto legislativo regional sobre a primeira alteração aos Estatutos de Serviço de Saúde da Madeira.

Com os votos a favor do PSD, CDS e PS e contra do PCP e JPP, a Assembleia aprovou o projeto de resolução apresentado pelo PSD e pelo CDS sobre a proposta de alteração do Regimento da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

A alteração introduzida fixa, na sequência da obrigatoriedade do distanciamento físico imposto pela pandemia covid-19, que "os votos expressos pelos deputados presentes serão contados como representando o universo do respetivo grupo parlamentar desde que estejam presentes mais de dois terços dos deputados de cada grupo parlamentar".

Por unanimidade, foi aprovada a proposta de lei do PSD que defende o "aumento das deduções à coleta das despesas com educação e formação, por força da pandemia da covid-19”.

Além de votos de pesar e de louvor, a Assembleia Legislativa da Madeira elegeu Jorge Maria Carvalho Dias como seu representante no Conselho Nacional de Educação (CNE).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados