"Dá Vida" - O projeto que é lugar dos afetos na ilha do Pico

"Dá Vida" - O projeto que é lugar dos afetos na ilha do Pico

 

AO Online   Regional   27 de Out de 2018, 10:52

Lançar âncoras de proximidade ao idoso e procurar compreender as suas reais necessidades. É este o grande objetivo do projeto “Dá vida”, um programa regional que, ao longo dos últimos dois anos, tem recolocado a esperança no coração dos idosos do concelho da Madalena.

O Município da Madalena quer conhecer, ao pormenor, a sua população sénior, tendo convidado o psicoterapeuta António Ventura para realizar uma intervenção psicossocial de médio/longo prazo com este grupo, particularmente vulnerável da sociedade madalense.

Em visitas de 45 minutos, o psicólogo clínico ouve os idosos e tenta perceber as suas mais prementes necessidades económicas, sociais e psicológicas, com o intuito de proceder, posteriormente, ao diagnóstico social da terceira Idade no concelho, de forma a colmatar as falhas existentes.

No decurso das visitas, fala-se de solidão, isolamento e rejeição, mas também de alegria, afeto e recuperação da auto-estima, optando-se pelo acompanhamento clínico dos idosos, sempre que são evidenciados sintomas de depressão.

De São Caetano às Bandeiras, o “Dá vida” percorrerá todo o concelho criando espaços de reflexão, coesão e ajuda mútua, recolocando a auto-estima e a esperança no dicionário dos mais velhos.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.