Crédito malparado ultrapassou os 5 mil milhões de euros em outubro

Os créditos de cobrança duvidosa concedidos a particulares ultrapassaram os cinco mil milhões de euros, em outubro, dos quais cerca de metade são relativos à compra de habitação, segundo as estatísticas do Banco de Portugal.


Dos 5 mil milhões de euros de créditos por cobrar em outubro, 2,2 mil milhões eram correspondentes a habitação, 1,5 mil milhões relativos ao consumo e 1,3 destinados a “outros fins”, com o rácio de crédito vencido a atingir os 4,1%.

Em setembro, o malparado das famílias chegava aos 4,99 mil milhões de euros.

Também as empresas revelaram em outubro mais dificuldades em pagar os seus empréstimos com os incumprimentos a chegarem aos 10,7 mil milhões de euros, acima dos 10,3 mil milhões registados no mês anterior.

As empresas de construção e o setor do comércio e reparação automóvel representam mais de metade deste crédito malparado: 5,5 mil milhões de euros.

A percentagem de crédito vencido às empresas subiu de 28,4% em setembro para 28,4% em outubro.

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.