Segundo os especialistas, este novo projecto, que recorre à purificação da água através de vários filtros e ao uso de componentes químicos, será o maior a nível mundial dedicado a recuperar água das cisternas para o consumo humano.
Este tipo de técnica, que se pratica a grande escala e com êxito na capital da Namíbia, Windhoek, poderá ser a solução para territórios onde a seca é uma constante, como acontece em várias zonas da Califórnia.
"Este tipo de projectos vai começar a ser desenvolvido em todos os lugares onde exista uma grave escassez de água", afirmou Michael R. Marcus, director-geral dos recursos hídricos do Condado de Orange, em declarações ao jornal The New York Times.
Contudo, até ao momento, a maioria da população tem-se revelado reticente à ideia de que a reciclagem possa ser eficaz ao ponto de limpar tão bem a água dos seus detritos até ser bebível.
Ambiente
Conversão de água residual em água potável na Califórnia
As águas residuais do Condado de Orange, na Califórnia, serão recicladas até se converterem em água potável e própria para consumo, um processo que terá início sexta-feira, noticiou terça-feira a edição digital do New York Times.
Autor: Lusa / AO online
