Banca

Concessão de créditos recua na Zona Euro

Concessão de créditos recua na Zona Euro

 

Lusa / AO online   Economia   26 de Nov de 2009, 10:08

 O crescimento da massa monetária (M3) da zona euro voltou a abrandar em Outubro e o número de empréstimos concedidos ao sector privado recuou pelo segundo mês consecutivo, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco Central Europeu (BCE).
A massa monetária (M3) da zona euro, que o BCE usa como medida da inflação futura, cresceu 0,3 por cento face a igual mês de 2008, a taxa mais baixa desde que os registos começaram em 1981, após 1,8 por cento em Setembro e 2,6 por cento em Agosto.

O crescimento saiu inferior à média das previsões dos economistas consultados pela agência de informação financeira Bloomberg que apontava para os 0,8 por cento.

Em média móvel de três meses (uma medida menos volátil), o crescimento do M3 estabeleceu-se em 1,6 por cento no período Agosto-Outubro, contra 2,5 por cento de Julho a Setembro.

O número de empréstimos concedidos ao sector privado recuou em Outubro pelo segundo mês consecutivo, registando uma baixa de 0,8 por cento após um recuo de 0,3 por cento em Setembro.

Face a Agosto, os empréstimos baixaram 0,2 por cento.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.