Autor: Susete Rodrigues
A Harmónica Furnense, que assinalou, no passado dia 1 de outubro, o seu 160º aniversário, conta com 23 elementos, a maior parte jovens.
Segundo Daniel Bulhões, vice-presidente da direção, “a nossa prioridade é manter a atual geração motivada para dar continuidade a este percurso, que nos remete para muitos desafios, e que nos orgulha e motiva a fazer mais e melhor em prol da cultura musical”, disse citado em nota de imprensa.
O concerto de hoje é fruto do trabalho que tem vindo a ser realizado no último mês, "com uma enorme cooperação entre formadores e músicos, assim como o apoio logístico prestado por parte da nossa direção. Acreditamos que o resultado final será muito gratificante”.
No concerto serão abordados temas bastante "diversificados e desafiantes para os músicos, de modo a sair um pouco daquilo que estão habituados. O objetivo é honrar os nossos antepassados com uma enorme visão sobre o futuro”, concluiu, Daniel Bulhões.
De acordo nota de imprensa da autarquia da Povoação, a Sociedade Musical Harmónica Furnense foi fundada por José Ferreira Seridónio e pelo Marquês da Praia e Monforte, em 1864, possuindo, assim, o título da mais antiga banda do município da Povoação e uma das mais antigas, em atividade, de São Miguel.
Ao longo do seu historial foram três os trabalhos editados. O primeiro foi na década de 70, o segundo na década de 80 e o terceiro já em 2004; uma recompilação para CDs dos dois trabalhos anteriormente realizados.
José dos Santos Medeiros é o Maestro da Harmónica Furnense, desde 2010, que acumula as funções de presidente da direção, desde 2014.