Concerto 'Entre Vapores e Melodias' assinala os 160 anos de Harmónica Furnense

A Sociedade Musical Harmónica Furnense, a mais antiga do concelho da Povoação, realiza este sábado, pelas 20h30, um concerto intitulado 'Entre Vapores e Melodias', na Igreja Nossa Senhora da Alegria, nas Furnas, sob a direção artística de Jéssica Medeiros, no âmbito das comemorações dos seus160 anos de existência



A Harmónica Furnense, que assinalou, no passado dia 1 de outubro, o seu 160º aniversário, conta com 23 elementos, a maior parte jovens.

Segundo Daniel Bulhões, vice-presidente da direção, “a nossa prioridade é manter a atual geração motivada para dar continuidade a este percurso, que nos remete para muitos desafios, e que nos orgulha e motiva a fazer mais e melhor em prol da cultura musical”, disse citado em nota de imprensa.

O concerto de hoje é fruto do trabalho que tem vindo a ser realizado no último mês, "com uma enorme cooperação entre formadores e músicos, assim como o apoio logístico prestado por parte da nossa direção. Acreditamos que o resultado final será muito gratificante”.

No concerto serão abordados temas bastante "diversificados e desafiantes para os músicos, de modo a sair um pouco daquilo que estão habituados. O objetivo é honrar os nossos antepassados com uma enorme visão sobre o futuro”, concluiu, Daniel Bulhões.

De acordo nota de imprensa da autarquia da Povoação, a Sociedade Musical Harmónica Furnense foi fundada por José Ferreira Seridónio e pelo Marquês da Praia e Monforte, em 1864, possuindo, assim, o título da mais antiga banda do município da Povoação e uma das mais antigas, em atividade, de São Miguel.

Ao longo do seu historial foram três os trabalhos editados. O primeiro foi na década de 70, o segundo na década de 80 e o terceiro já em 2004; uma recompilação para CDs dos dois trabalhos anteriormente realizados.

José dos Santos Medeiros é o Maestro da Harmónica Furnense, desde 2010, que acumula as funções de presidente da direção, desde 2014.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP