Açoriano Oriental
Ambiente
Concentração de gases com efeito de estufa com níveis recorde em 2010
Os principais gases com efeito de estufa responsáveis pelo aquecimento global atingiram novos recordes de concentração em 2010, anunciou a Organização Meteorológica Mundial.

Autor: Lusa/AO online
Em 2010, "a presença na atmosfera de gases com efeito de estufa", causados pelo homem, "atingiu novamente níveis jamais registados desde a época pré-industrial", disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

"Ainda que conseguíssemos parar hoje as emissões de gases com efeito de estufa, o que é longe de ser o caso, os gases já presentes na atmosfera iriam permanecer durante dezenas de anos e continuariam a perturbar o frágil equilíbrio da terra, planeta vivo, e do clima", acrescentou.

Os gases com efeito de estufa captam uma parte das radiações solares que atravessam a atmosfera, que aquece.

Entre 1990 e 2010, a diferença entre a energia recebida e a energia emitida pelo sistema climático (que, quando é positiva, leva ao aquecimento) da atmosfera aumentou 29 por cento e o dióxido de carbono é responsável por 80 por cento desta subida.

Entre 2009 e 2020, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumentou mais que a média dos anos noventa e que a média dos 10 últimos anos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados