Chega/Açores defende parceria público-privada com Hospital Internacional dos Açores

O deputado José Pacheco, do Chega/Açores, defendeu uma parceria público-privada com o Hospital Internacional dos Açores (HIA), o único privado da região, para fazer face às listas de espera no Serviço Regional de Saúde.



O também líder do partido nos Açores, na sequência de uma visita ao HIA, localizado no concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel, referiu que “nem todas as parcerias público-privadas são desastrosas nem erradas como algumas que foram vistas” no passado.

José Pacheco afirmou que o HIA “demonstrou abertura para dar apoios aos açorianos e especialmente aos lagoenses”, tendo recordado que este projeto beneficiou de investimento público.

Para o parlamentar, a “boa saúde dos açorianos está acima das tricas políticas e das ideologias”.

O deputado referiu que, no concelho da Lagoa, “têm falhado um pouco as urgências e Ponta Delgada tem sido sobrecarregada”, uma vez que a Unidade de Saúde “tem vindo a decair, não importando quem tem culpa mas como se vai resolver”.

“Não concordo que haja uma duplicação de meios, havendo que saber valorizar o que temos”, declarou José Pacheco, que considerou que “utentes de casos urgentes e não urgentes sobrecarregam o Hospital de Ponta Delgada”, uma vez que “muitos não têm médico de família”.

De acordo com o dirigente do Chega/Açores, “algumas listas de espera derivam de uma má articulação de meios humanos”, considerando que a iniciativa do partido, do cheque-saúde - que visa recorrer aos serviços privados quando o Serviço Regional de Saúde não tiver capacidade - “diminui o problema”.

"A lei tem que ser cumprida e as pessoas não podem ficar dois ou três anos à espera de uma cirurgia”, disse.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares