Açoriano Oriental
Chega/Açores contra programa especifico para a comunicação social privada

O líder do Chega/Açores manifestou-se contra um programa específico para a comunicação social privada, defendendo que deve aceder aos apoios disponíveis para qualquer empresa que opera no mercado.

Chega/Açores contra programa especifico para a comunicação social privada

Autor: Lusa/AO Online

Citado num comunicado do Chega/Açores, José Pacheco salienta que existem “muitos profissionais que não estão a ser tratados com dignidade” e que o partido não coloca “os jornalistas nem acima nem abaixo” de outros relativamente às questões laborais.

O Governo dos Açores anunciou que irá propor a criação de um apoio extraordinário aos órgãos de comunicação social privados com um valor global até 480 mil euros, salientando que a subvenção pública “é um dever da democracia”.

Nos Açores, desde 2006 que existe um Programa Regional de apoio à Comunicação Social Privada, designado por Promedia.

O apoio extraordinário pretende ser cumulativo com o sistema de incentivos à comunicação social privada que está em vigor nos Açores.

“Não podemos concordar que o Estado pague a jornalistas, ou a empresas privadas de jornalismo, porque depois têm de obedecer à voz do dono”, salienta José Pacheco, que esteve reunido com a Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas, para apresentação das propostas feitas por aqueles profissionais, no âmbito da revisão do Promedia.

O líder do Chega/Açores, que defende a extinção do Promedia, recorda que existem diversos apoios para empresas privadas, insistindo que “o que as empresas de comunicação social têm de fazer é concorrer a esses apoios”.

“Não podemos aprovar programas que vão beneficiar empresas de comunicação social para serem a máquina de propaganda de qualquer Governo ou partido”, acrescenta, salientando que, apesar de ser “o primeiro a defender o jornalismo”, entende que “não devem ser os contribuintes a pagar esta atividade”.

“Em nenhuma democracia adulta e séria - como queremos que seja a nossa - temos o Estado a pagar empresas de comunicação social. Isso não existe, é uma deturpação da democracia", alega.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.