César propõe pacote de medidas para a comunicação social

Propostas passam pela regulamentação da publicidade institucional, conteúdos gratuitos da Agência Lusa, crédito fiscal e assinaturas digitais gratuitas para estudantes



O presidente do PS/Açores e candidato à Assembleia da República, Francisco César, apresentou um conjunto de propostas para apoiar a comunicação social regional.

Para Francisco César, é necessário regulamentar a publicidade institucional e a publicidade das empresas públicas regionais, de forma a garantir uma distribuição mais justa dos recursos pelos diferentes órgãos de comunicação social, refere-se em nota de imprensa do partido. “Achamos que é necessário dar um passo em frente neste âmbito. 

Regulamentar a publicidade é essencial para garantir transparência e equilíbrio na forma como os apoios chegam a todos os meios, especialmente os regionais e locais”, afirmou, citado na mesma nota, após uma visita ao Correio dos Açores.

Outro eixo central das propostas do PS/Açores prende-se com o reforço dos apoios estruturais à comunicação social privada regional. Neste sentido, Francisco César propõe que os conteúdos da Agência Lusa – considerada por muitos meios como uma ferramenta indispensável – passem a ser fornecidos de forma gratuita aos órgãos de comunicação social regionais e locais.

“Sendo a Lusa uma empresa pública e prestando um serviço público, não faz sentido que os seus conteúdos continuem a ser cobrados à comunicação social regional. A nossa proposta é clara: acesso gratuito aos conteúdos, para reforçar a capacidade informativa dos nossos jornais e rádios”, explicou.

Preocupado com a precariedade no setor, o líder socialista defendeu ainda a introdução de um crédito fiscal para os órgãos de comunicação social que empreguem jornalistas com vínculo estável. “Um jornalista que não é precário, que está integrado no quadro e que tem uma boa remuneração é um jornalista que consegue fazer melhor o seu trabalho. E isso é essencial para garantir um jornalismo livre, independente e de qualidade”, salientou, de acordo com a nota de imprensa.

A estas medidas junta-se uma proposta de alargamento das assinaturas digitais gratuitas até ao final da licenciatura, incluindo o acesso a jornais regionais e locais. “Queremos que os jovens cresçam com o hábito de acompanhar informação de qualidade, desde cedo. Esta é também uma forma de reforçar o papel da imprensa regional junto das novas gerações”, destacou ainda Francisco César.

A visita ao Correio dos Açores segue-se a outros encontros com meios de comunicação da Região.

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.