Açoriano Oriental
Furacão Lorenzo
Centro do furacão deverá passar com categoria 1, na próxima madrugada, a aproximadamente 100 km a oeste das Flores

O centro do furacão Lorenzo deverá passar com categoria 1, na próxima madrugada (dia 2 de Outubro), a aproximadamente 100 km a oeste das Flores afetando especialmente o grupo Ocidental.


Centro do furacão deverá passar com categoria 1, na próxima madrugada, a aproximadamente 100 km a oeste das Flores

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com comunicado da Delegação Regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o furacão Lorenzo (categoria 2 na escala de Saffir-Simpson), encontrava-se a aproximadamente 620 km a sudoeste da ilha das Flores, deslocando-se para nordeste a uma velocidade de 41 km/h.


"Mantendo-se as previsões da trajectória o centro do furacão deverá passar com categoria 1, na próxima madrugada (dia 2 de Outubro), a aproximadamente 100 km a oeste das Flores afetando especialmente o grupo Ocidental. Contudo, todo o arquipélago sentirá efeitos do furacão Lorenzo".


Desta forma, prevê-se para o Grupo Ocidental vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 km/h (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 km/h), chuva por vezes forte e ondas de sul passando a sudoeste com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 25 metros.


Para as ilhas do Grupo Central está previsto vento sudoeste com rajadas até 160 km/h, períodos de chuva e ondas de sudoeste passando a oeste com altura significativa entre 9 a 12 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 22 metros.

Nas ilhas do Grupo Oriental prevê-se vento sul rodando para oeste com rajadas até 100 km/h, períodos de chuva e ondas
de sudoeste com altura significativa 7 a 9 metros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados