Autor: Susete Rodrigues
A história protagonizada por Sofia Ribeiro e Afonso Pimentel foi galardoada com o prémio internacional na categoria de melhor telenovela.
Em comunicado, a CCAH, refere que o prémio é “um marco não só para a ficção nacional, mas também para a “projeção da Região, em geral, e das ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa, em particular, no panorama audiovisual global, à semelhança do que já ocorrera na ilha de São Miguel com a série “Rabo de Peixe” da Netflix””.
A Câmara do Comércio de Angra, aponta que, de acordo com os empresários, a novela “Senhora do Mar” tem desempenhado, um “papel crucial na promoção da Terceira, São Jorge e Graciosa como destinos turísticos de excelência”.
Segundo a associação empresarial, este tipo de visibilidade é “vital para o desenvolvimento do turismo e da economia local, uma vez que cada episódio da novela, que divulga cenários destas ilhas, representa mais um incentivo para visitantes descobrirem a sua natureza, a sua história, a sua cultura e gastronomia”.
A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo sublinha que “ triunfos como este representam oportunidades para catapultar ainda mais a Terceira, São Jorge e a Graciosa a nível económico, alavancando a qualidade única do seu produto turístico”.
Por outro lado, na sua nota de imprensa, a CCAH,realça que “a vinda da novela para a Região não constituiu um custo, mas um investimento a pensar nos ganhos futuros”, explicando que os empresários entendem que o “retorno económico deste tipo de produções para hotéis, restaurantes, agentes culturais, serviços de transporte, entre outros, ultrapassa largamente o investimento prévio que foi realizado”.
Para a associação empresarial, os Açores têm um enorme potencial como “cenário para produções televisivas”, frisando que “devem ser impulsionadas e desenvolvidas estratégias de captação de iniciativas deste tipo junto de televisões ou plataformas streaming, tal é o sucesso dessa opção à escala mundial”.