Açoriano Oriental
Cavaco Silva mostra "bons exemplos" em jornada dedicada ao Mar
O Presidente da República regressa hoje, Dia Nacional do Mar à estrada para mais um roteiro, de Sines a Faro, dedicado à ciência, em que vai mostrar "bons exemplos" de investigação marinha e de projectos entre universidades e empresas.

Autor: Lusa/AO
Primeiro em Sines, de manhã, e no Algarve, à tarde, com este Roteiro, Presidência Aberta na versão de Cavaco Silva, Cavaco Silva quer, segundo fonte de Belém, chamar a atenção para a riqueza e as tecnologias do mar.

    Neste roteiro, o presidente será acompanhado pelo ministro da Agrivultura, Jaime Silva, e pelos secretários de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, João Mira Gomes, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

    Em Sines, o Presidente visita o porto, um dos grandes portos nacionais e da Península Ibérica, que tem projectos de parcerias com universidades e institutos de investigação e é considerado um "bom exemplo", seguindo depois para Faro, onde vai conhecer o Centro Ciência Viva e tem um almoço com um grupo de 25 especialistas de investigação marinha e ambiental, biologia, geologia ou de energia das ondas.

    Em Olhão, o Presidente visita o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), para conhecer projectos de biologia pesqueira e uma estação piloto de piscicultura, no Parque Natural da Ria Formosa.

    O Presidente desloca-se à Universidade do Algarve, em Faro, com os seus 28 centros de investigação, para ficar a saber mais sobre projectos de investigação em curso, incluindo um de robótica para desenvolver bóias podem servir para estudar a propagação das ondas.

    Este roteiro esteve previsto para 01 de Outubro, mas foi adiado devido à morte do pai de Cavaco Silva.

    A primeira jornada do Roteiro para a Ciência foi dedicada às Biociências e Biotecnologia, a 19 e 20 de Junho de 2006, e a segunda às Tecnologias Limpas, de 12 a 13 de Março deste ano.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados