Açoriano Oriental
Cavaco Silva condecorado pela República da Estónia
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, foi condecorado hoje pelo seu homólogo da Estónia, Toomas Hendrik Ilve, com o Colar da Ordem da Cruz de Terra Mariana daquele país.

Autor: Lusa / AO Online
    O Chefe de Estado português, que foi recebido nas instalações da Missão Permanente da Estónia para a ONU, agradeceu “profundamente” aos estónios, sublinhando a importância dos princípios em matéria de política externa.

    “Foi há 21 anos que uma delegação do nosso Parlamento foi convidado pelo Governo soviético. Quando esses membros estavam no país, foram convidados a visitar a Estónia. O Governo português decidiu não concordar e disse que nunca tinha reconhecido a anexação da Estónia pela União Soviética,” explicou Cavaco Silva durante a cerimónia de condecoração.

    O Presidente mostrou-se satisfeito por ter ajudado a Estónia na luta pela liberdade e contra a ocupação soviética, contribuindo para um Estado “soberano, democrático e independente.”

    “Há 25 anos ninguém se atreveria a antecipar este desfecho. Hoje somos parceiros na União Europeia e na NATO”, disse Cavaco Silva, que ainda referiu o facto de uma das suas netas se chamar Mariana, à semelhança da condecoração.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados