Cavaco Silva condecorado pela República da Estónia


 

Lusa / AO Online   Nacional   24 de Set de 2008, 19:17

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, foi condecorado hoje pelo seu homólogo da Estónia, Toomas Hendrik Ilve, com o Colar da Ordem da Cruz de Terra Mariana daquele país.
    O Chefe de Estado português, que foi recebido nas instalações da Missão Permanente da Estónia para a ONU, agradeceu “profundamente” aos estónios, sublinhando a importância dos princípios em matéria de política externa.

    “Foi há 21 anos que uma delegação do nosso Parlamento foi convidado pelo Governo soviético. Quando esses membros estavam no país, foram convidados a visitar a Estónia. O Governo português decidiu não concordar e disse que nunca tinha reconhecido a anexação da Estónia pela União Soviética,” explicou Cavaco Silva durante a cerimónia de condecoração.

    O Presidente mostrou-se satisfeito por ter ajudado a Estónia na luta pela liberdade e contra a ocupação soviética, contribuindo para um Estado “soberano, democrático e independente.”

    “Há 25 anos ninguém se atreveria a antecipar este desfecho. Hoje somos parceiros na União Europeia e na NATO”, disse Cavaco Silva, que ainda referiu o facto de uma das suas netas se chamar Mariana, à semelhança da condecoração.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.