Açoriano Oriental
Caso Maddie
Casal McCann deixa Portugal
Mesmo com termo de identidade e residência determinado pela Polícia Judiciária com a constituição como arguidos no caso Maddie, o casal McCann abandonou o país e já deverá ter chegado a Inglaterra

Autor: Lusa/AO
O casal McCann deixou hoje de manhã Portugal de regresso a Inglaterra, onde pretendem estudar legislação jurídica, após terem sido proclamados como arguido.  
Os pais da criança britânica desaparecida há quatro meses na Praia da Luz, Kate e Gerry McCann, partiram hoje para Inglaterra a bordo de um avião da EasyJet.
Numa declaração sem direito a perguntas aos jornalistas no exterior do aeroporto, uma assessora do casal garantiu que os pais de Madeleine, "extremamente perturbados" pelos últimos desenvolvimentos da investigação, não têm qualquer envolvimento no desaparecimento da filha.
A assessora referiu ainda que o casal partiu com autorização e colaboração das autoridades portuguesas e inglesas.
Contudo, fonte próxima da investigação garantiu à Lusa que a Polícia Judiciária não foi informada da partida de Kate e Gerry McCann.
O casal partiu sem cumprir as burocracias e medidas normais de um aeroporto, nomeadamente sem passar pelo check-in.
 Kate e Gerry McCann sairam da sua casa na Praia da Luz cerca das 6h00, rodeados de um forte contigente de jornalistas, que os acompanhou até ao aeroporto.
A ministro do Interior britânica, Jacqui Smith, assegurou hoje à polícia portuguesa que Londres continuará a prestar-lhe toda a cooperação que solicitar na investigação sobre o desaparecimento de Madeleine McCann.
"Para mim, é claro que a polícia portuguesa tem por objectivo resolver este crime e, mais importante, encontrar Madeleine, que é o que também nós tentamos fazer apoiando os McCann", declarou Smith à televisão BBC1.
"Quando nos for pedida a nossa colaboração, fá-lo-emos, e quando pudermos ajudar a família, particularmente para nos assegurarmos de que Madeleine será encontrada, também o faremos", acrescentamos a ministra britânica
"É muito importante que a investigação portuguesa prossiga", acrescentou, assegurando que toda a avaliação médico-legal de que os polícias portugueses precisem será posta à sua disposição se a solicitarem.
O laboratório médico-legal de Birmingham, no centro da Inglaterra, já procedeu à análise de vestígios de sangue e de vestígios biológicos.
As autoridades judiciais portuguesas acabaram por optar pela constituição dos pais de Madeleine, de Kate e Gerry, como arguidos.

 

   
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados