Autor: Rui Jorge Cabral
A Cáritas de São Miguel realiza amanhã, terça-feira,
pelas 14h30, o gesto simbólico de encerramento das portas de um
contentor com material doado, que será enviado para a Cáritas da
Guiné-Bissau.
Conforme refere uma nota de imprensa, a cerimónia será realizada com a presença dos utentes do Centro da Acolhimento Temporário para Sem-Abrigo da Cáritas - local onde decorre o evento - e das crianças do seu Centro de Atividades de Tempos Livres.
O Centro de Recursos de Apoio à Emergência Social - CRAES é uma valência da Cáritas de São Miguel criada em 2006 com o objetivo de combater a pobreza, contribuindo para a melhoria das condições de vida das pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, num contexto de carência relacionada com as necessidades da vida quotidiana.
Em nota de
imprensa, a Cáritas de São Miguel refere que o CRAES tem acumulado
grandes excedentes de material doado, especialmente no que respeita a
vestuário, a mobiliário e a material escolar, entre muitos outros bens,
devido à crescente atividade ao longo dos últimos anos e fruto da
generosidade das populações e do tecido empresarial.
É perante este cenário e à semelhança do que já aconteceu em 2020 e 2021, com o envio de contentores para Cabo Verde e para São Tomé e Príncipe, que o CRAES articulou este ano com a Cáritas da Guiné-Bissau o envio de um contentor de 40 pés para cobrir as carências daquele país, principalmente com vestuário, mobiliário de pequenas dimensões e material escolar.
A Cáritas de São Miguel contou nesta iniciativa com a parceria do Instituto de Segurança Social dos Açores, da Câmara Municipal de Ponta Delgada, da Polícia de Segurança Pública, da empresa Italianos - Transportes & Logística e do Grupo Bensaude.