Candidatos do PS e PSD lamentam cancelamento de debates na RTP/Açores

Os dois principais candidatos à presidência do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro (PS) e Berta Cabral (PSD), lamentaram esta terça-feira o cancelamento dos debates na RTP/Açores, admitindo que seriam mais um contributo para o esclarecimento dos eleitores.


“Temos que respeitar as normas e as decisões das instituições. No entanto, achava positivo que tivesse havido um debate a dois, entre mim e o candidato socialista”, afirmou Berta Cabral, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.

Para a candidata social-democrata, a realização do debate teria sido positivo porque iria ser “mais esclarecedor para os eleitores”.

No mesmo sentido, Vasco Cordeiro destacou a “importância e a utilidade que teria o debate, para permitir a apresentação dos projetos e das medidas de cada candidato”.

Vasco Cordeiro, que falava aos jornalistas em Vila Franca do Campo, salientou compreender a decisão da RTP/Açores, na sequência de uma decisão da Comissão Nacional de Eleições (CNE), mas considerou que era importante a realização do debate para “esclarecer ainda mais os açorianos”.

A RTP/Açores anunciou hoje o cancelamento do debate entre candidatos às eleições regionais por falta de acordo entre os partidos sobre o modelo televisivo.

A televisão pública regional pretendia realizar dois debates com todos os cabeças de lista, um com os representantes dos partidos com assento parlamentar e outro com os restantes, mas o MRPP e o PDA apresentaram uma queixa junto da CNE a contestar essa solução.

"Face às queixas apresentadas e a uma contraproposta da RTP/Açores, a CNE considerou que o modelo de dois debates só seria possível se houvesse unanimidade entre os partidos, o que não aconteceu", refere a RTP/Açores numa carta dirigida a todas as forças políticas.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares