Açoriano Oriental
Campanha SOS Cagarro começa sexta-feira em formato online

A campanha SOS Cagarro tem o seu início marcado para sexta-feira, dia 9 de outubro, às 17 horas, nas plataformas digitais.

Campanha SOS Cagarro começa sexta-feira em formato online

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Esta iniciativa, que se realiza desde 1995, visa a conservação dos cagarros, uma das aves marinhas mais emblemáticas do arquipélago, envolvendo cidadãos e várias entidades, que participam em brigadas de salvamento de juvenis que, ao saírem dos ninhos, à noite, são afetados pela poluição luminosa, adianta nota do executivo.

Este ano, e devido aos constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19, a sessão de abertura vai realizar-se em formato digital, através de um webinar que será transmitido em direto na página do Facebook da Direção Regional dos Assuntos do Mar.

O programa inclui um balanço da campanha do ano passado e novas informações sobre a edição deste ano, será abordada a problemática da poluição luminosa pela investigadora Elizabeth Atchoi, do Instituto OKEANOS, tema central do projeto LuMinAves, do qual a Direção Regional dos Assuntos do Mar é entidade parceira beneficiária, juntamente com a SPEA e o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT).

O trabalho científico com aves marinhas e a organização de brigadas científicas são outros temas que serão abordados durante este webinar.

Este ano será dada continuidade à metodologia das brigadas científicas SOS Cagarro com o objetivo de recolher informação com relevância científica.

Na ilha do Faial, as brigadas começam a 21 de outubro e terminam a 4 de novembro, sendo que as inscrições podem ser realizadas através do Observatório do Mar dos Açores.

Nas restantes ilhas, os interessados em participar devem contactar o Parque Natural da sua ilha.

Na campanha de 2019, que contou com cerca de 3.000 voluntários e 150 parcerias, foram salvos em todas as ilhas 8.845 juvenis, tendo sido encontradas 335 aves mortas.

A campanha SOS Cagarro, que decorre até 15 de novembro, é coordenada e dinamizada pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, em parceria com a Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais de Ilha, da Azorina e de muitas entidades públicas e privadas, incluído empresas ecoturísticas e associações de defesa do ambiente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados