Açoriano Oriental
Câmara Municipal de Angra do Heroísmo adota orçamento participativo
A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Açores, vai promover este ano e pela primeira vez a participação dos cidadãos no orçamento do município, divulgou hoje a autarquia.
Câmara Municipal de Angra do Heroísmo adota orçamento participativo

Autor: Lusa/AO Online

"É uma oportunidade para as pessoas terem uma participação ativa", salientou, em declarações à Lusa, a presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Sofia Couto, acrescentando que este ano se dará apenas "o primeiro passo para um orçamento participativo".

Segundo Sofia Couto, no futuro a autarquia poderá promover "reuniões com os munícipes e concursos de ideias", à semelhança do que já é feito noutros municípios do país, mas este ano o contributo dos cidadãos passa por responder a um inquérito colocado na página da internet da câmara.

Entre outras questões, é pedido aos munícipes angrenses que identifiquem as áreas mais necessitadas em termos de investimento municipal, que deem opinião sobre os projetos previstos para 2013 e que apresentem propostas.

O questionário pode ser respondido até ao dia 21 de outubro e a autarquia compromete-se a avaliar todas as respostas e ponderá-las aquando da elaboração do Orçamento para 2013, que é discutido em dezembro na assembleia municipal.

A presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo salientou que não foi possível dar mais tempo aos cidadãos para que apresentassem propostas, uma vez que a autarquia tem "prazos muito apertados, porque a lei obrigou a muitas mudanças".

Como exemplo, apontou a redução do número de chefias até ao fim do ano, a redução de pessoal que já se verificou e a internalização da Culturangra (empresa municipal).

Ainda assim, autarca disse esperar que os cidadãos participem, frisando que a câmara está a dar oportunidade para que as pessoas "manifestem as suas vontades".

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados