Câmara da Ribeira Grande lança concurso para construção da Praça do Emigrante

A Câmara da Ribeira Grande lançou o concurso público para a obra de construção da Praça do Emigrante, na zona do Monte Verde, empreitada que tem um prazo de execução de sete meses e que deverá iniciar-se logo depois da conclusão do procedimento concursal que termina a meados de março próximo, adianta nota de imprensa da autarquia.



Localizada em frente ao Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (avenida José Nunes da Ponte), a Praça do Emigrante terá aproximadamente 4000m² e tem o intuito de homenagear todos os emigrantes que partiram em busca de melhores condições de vida. Apresenta três componentes: globo, pedra e mar.


Explica a nota que o piso da praça simbolizará o mar, executado em calçada branca e basalto negro. O globo, com quatro metros de diâmetro, revestido por calçada e basalto negro representará a Terra e a pedra onde assentará o globo representará a(s) ilha(s).


Recorde-se que parte do trabalho associado a esta empreitada, nomeadamente a construção do globo terrestre que será a peça central, já foi desenvolvido em armazém e está pronto a ser instalado assim que a obra no terreno estiver concluída.


Orçada em cerca de 290 mil euros, a Praça do Emigrante – obra que integra o Plano de Regeneração Urbana da Ribeira Grande e que conta com apoios comunitários ao abrigo do Programa Açores 2020 – pretende “homenagear os nossos emigrantes, principalmente os que partiram para o Canadá e Estados Unidos da América”, realçou o presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, citado na nota de imprensa.


O edil realçou também o “empenho e dedicação de Luís Silva, ex-presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, que tem sido incansável na divulgação do projeto nas comunidades emigradas”, reconhecendo, a propósito, a “profícua parceria estabelecida com a Associação dos Emigrantes Açorianos no desenvolvimento deste projeto, bem como a dedicação da artista plástica Liliana Lopes.”


PUB

Premium

Decorre esta sexta-feira, na Aula Magna, em Ponta Delgada, a partir das 14 horas, a Cerimónia Comemorativa do 50.º Aniversário da Universidade dos Açores (UAc). Uma cerimónia que se irá também realizar na Horta, no dia 15 de janeiro e em Angra do Heroísmo, no dia 20 de janeiro, compreendendo assim os três polos da Universidade dos Açores. Para falar sobre as conquistas destes 50 anos e sobre os desafios que se colocam ao futuro, o Açoriano Oriental entrevistou a Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal.