Autor: Susete Rodrigues/AO Online
A sobrenutrição e a desnutrição são causa e consequência de problemas de saúde, pelo que a intervenção na área da alimentação revela-se de extrema importância. É neste sentido que a intervenção “junto da população idosa ganha relevo, uma vez que para além das doenças subsequentes ao processo normal de envelhecimento, muitas vezes, esta população sofre ainda de doenças derivadas dos maus hábitos alimentares que podem agravar o seu estado de saúde”, refere a mesma nota.
Inicialmente este projeto prioriza a população idosa, promovendo a avaliação do estado nutricional da população. Posteriormente, e de acordo com os resultados da avaliação, serão criadas estratégias de intervenção, de forma individualizada, que permitam melhorar a condição de saúde dos utentes, prevenindo doenças associadas a uma alimentação inadequada e contribuindo assim para a melhoria do estado de saúde desta população.
Com os vários eixos de intervenção que este projeto contempla, a autarquia pretende traçar o perfil nutricional da população do concelho.