Autor: Susete Rodrigues
“É com satisfação que damos mais um passo significativo rumo à consolidação de uma comunidade mais inclusiva, coesa e respeitadora da diversidade”, afirmou o presidente da autarquia durante a sessão de instalação onde estiveram presentes mais de 20 conselheiros, indica nota de imprensa.
Citado em nota de imprensa, o autarca Carlos Ferreira, disse que “na ilha do Faial, todos os que querem integrar-se, trabalhar, produzir - nas suas diversas áreas – e gerar riqueza são bem-vindos e bem acolhidos”.
O edil lembrou que “a Horta é hoje o município mais intercultural dos Açores, e essa realidade não pode ser ignorada. Deve ser celebrada e trabalhada com responsabilidade”, sublinhando também que vivem no Faial 833 pessoas de 49 nacionalidades e que “esta diversidade é um dos nossos maiores ativos”.
De natureza consultiva, o novo Conselho tem como missão promover o diálogo entre o município, entidades públicas e privadas, e a sociedade civil, articulando esforços para a criação de estratégias eficazes de integração das pessoas imigrantes na ilha do Faial.