Açoriano Oriental
Bruxelas aprova programa operacional português de pescas com 392,6 ME

A Comissão Europeia aprovou o programa operacional português de pescas, financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA) 2021-2027 em 392,6 milhões de euros.

Bruxelas aprova programa operacional português de pescas com 392,6 ME

Autor: Lusa/AO Online

A aprovação surge no âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2030 e respeita ao Fundo operacional 2030, no valor total de – segundo dados de Bruxelas – 529,9 milhões de euros, com um financiamento de 392,6 milhões do FEAMPA.

A Comissão destaca o programa FEAMPA português é “largamente dedicado à pesca sustentável e à compensação de custos adicionais na regiões ultraperiféricas - Açores e Madeira”.

Uma parte “substancial”, mas não quantificada, do programa operacional Mar 2030, será investida no fomento de atividades de aquicultura sustentáveis, transformação e comercialização de produtos da pesca e da aquicultura e ainda na promoção do setor.

O comissário europeu das Pescas, Virginijus Sinkevicius, referiu que o programa “reconhece o mar como um recurso estratégico com potencial para o crescimento sustentável em diversas áreas, como a investigação e inovação, emprego e coesão social”.

O programa operacional Mar 2030 contribui para a execução da política comum das pescas e da política marítima da União.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados