Bruxelas aprova programa operacional português de pescas com 392,6 ME

A Comissão Europeia aprovou o programa operacional português de pescas, financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA) 2021-2027 em 392,6 milhões de euros.



A aprovação surge no âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2030 e respeita ao Fundo operacional 2030, no valor total de – segundo dados de Bruxelas – 529,9 milhões de euros, com um financiamento de 392,6 milhões do FEAMPA.

A Comissão destaca o programa FEAMPA português é “largamente dedicado à pesca sustentável e à compensação de custos adicionais na regiões ultraperiféricas - Açores e Madeira”.

Uma parte “substancial”, mas não quantificada, do programa operacional Mar 2030, será investida no fomento de atividades de aquicultura sustentáveis, transformação e comercialização de produtos da pesca e da aquicultura e ainda na promoção do setor.

O comissário europeu das Pescas, Virginijus Sinkevicius, referiu que o programa “reconhece o mar como um recurso estratégico com potencial para o crescimento sustentável em diversas áreas, como a investigação e inovação, emprego e coesão social”.

O programa operacional Mar 2030 contribui para a execução da política comum das pescas e da política marítima da União.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP