Açoriano Oriental
Bruxelas apresenta relatório sobre processo de alargamento
O comissário europeu para o Alargamento, Olli Rehn, apresenta hoje em Bruxelas o relatório anual sobre o processo de alargamento da UE, que dará conta dos avanços e recuos das negociações dos actuais três candidatos: Croácia, Turquia e Macedónia.
Bruxelas apresenta relatório sobre processo de alargamento

Autor: Lusa/AO Online

O documento, segundo dados já divulgados, refere que a Croácia está a seguir o caminho certo para se converter no 28.º Estado-membro da União Europeia e que poderá finalizar as negociações para a adesão em 2010.

O governo de Zagreb ganhou pontos depois de ter alcançado um acordo com a Eslovénia sobre um diferendo fronteiriço, que influenciou o bloqueio esloveno à sua adesão ao espaço comunitário.

O diferendo entre eslovenos e croatas remonta ao fim da antiga Jugoslávia, em que, após a independência em 1991, os dois países tentaram partilhar as águas territoriais.

A Croácia retomou, a dia 02 de Outubro, as negociações de adesão à UE e completou 12 capítulos do processo, mantendo outros 28 pontos em aberto.

Um dos pedidos da UE é que Zagreb continue com a luta contra a corrupção e com reformas judiciais para combater o crime organizado.

É neste campo que a Turquia reúne mais interrogações, com o relatório a afirmar que Ancara tem de aprofundar muito mais as reformas.

Actualmente, a Turquia mantém em aberto 11 dos 35 capítulos do dossier de adesão, mas o caso é mais complexo, uma vez que os governos de Paris e Berlim defendem um estatuto especial para o país, que não inclui a total integração.

Outro dos obstáculos é o contencioso territorial que mantém com um parceiro comunitário, Chipre.

A Macedónia não iniciou sequer as negociações de adesão devido a um conflito com a Grécia, que nega reconhecer o nome do país por ser igual a uma das suas províncias.

O relatório irá divulgar ainda a actual situação dos potenciais candidatos: Albânia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Kosovo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados