Açoriano Oriental
Bolieiro destaca “estratégica de orientação política” para a cibersegurança nos Açores

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou, em Ponta Delgada, a “responsabilidade estratégica de orientação política, logística e de influência pedagógica” do Executivo em relação à cibersegurança na Região.

Bolieiro destaca “estratégica de orientação política” para a cibersegurança nos Açores

Autor: AO online


“O XIII Governo dos Açores foi o primeiro a colocar no seu próprio Programa de Governo uma especial estratégica para a cibersegurança”, garantiu José Manuel Bolieiro, durante a sessão de abertura do seminário “Internet segura: metaverso vs realidade”, realizada na Aula Magna da Universidade dos Açores.

Segundo o chefe do Executivo, em 2022, aproveitando as disponibilidades de cofinanciamento que o Plano de Recuperação e Resiliência permite, o Governo assegurou “um investimento de 2 milhões de euros para o Azores Cyber 360º”, com vista ao desenvolvimento das capacidades da Região na cibersegurança, na segurança das redes e dos dados e da informação.

“Isso permite que toda a administração pública, e o Governo na sua extensão, possa ter em consideração elementos essenciais no comportamento corporativo ou também individual, explicou o Presidente do Governo.

Efetivamente, salientou também, “há uma complexidade no fenómeno da tecnologia e, em particular, da internet”, que assegura o “dom da ubiquidade”. E é nesse “contexto de presencialidade, de interferência e de participação que importa ter especial sensibilidade”, sublinhou.

Este evento, continuou o Presidente do Governo, organizado pelo Centro Nacional de Internet Segura, “é já a melhor pedagogia possível” nesse aspeto.

Para o chefe do Executivo açoriano, “conhecimento é gerador de oportunidades, sendo que todas as oportunidades na vida, como a internet, são virtuosas para o bem e um risco para o mal”, e é por isso que a “maturidade digital” é essencial “nessa dualidade”.

“O Governo dos Açores está empenhado em acompanhar, em liderar e em seguir, isto é, estar em todo o lado com todos e em todos as coisas”, evidenciou ainda José Manuel Bolieiro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados