Açoriano Oriental
BE questiona Governo sobre "vários cancelamentos" de consultas em Angra

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo dos Açores sobre "várias situações de cancelamentos de consultas com médicos de família" no Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, na Terceira, nos Açores, "nas últimas semanas".

BE questiona Governo sobre "vários cancelamentos" de consultas em Angra

Autor: Lusa

“Em alguns destes casos, que chegaram ao conhecimento do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, as pessoas estão há mais de dois meses à espera do reagendamento da consulta que foi cancelada, o que gera insatisfação e indignação por parte destes utentes”, refere o BE/Açores, num requerimento enviado ao executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).

No requerimento enviado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, os deputados do BE, António Lima e Vera Pires, assinalam que "na maioria destas situações, estão em causa pessoas que, devido às suas patologias, fazem medicação que exige uma toma continuada".

Segundo o BE, estes doentes "não estão a conseguir obter as receitas médias necessárias através do Centro de Saúde em tempo útil, o que poderá levar ao agravamento do seu estado de saúde”.

Além disso, existem também “situações de utentes que realizaram exames complementares de diagnóstico prescritos pelo médico de família, mas que, apesar de já terem os resultados em sua posse, ficam com o seu processo parado, porque, devido ao cancelamento da sua consulta, não têm um profissional de saúde a quem recorrer”, lê-se no requerimento.

O Bloco salienta que "os centros de saúde têm um papel fundamental nos cuidados de saúde primários", defendendo que o Sistema Regional de Saúde "tem de dar uma resposta eficaz" aos utentes.

O BE/Açores quer saber, em concreto, "quantas consultas foram canceladas nos últimos dois meses", quais "os motivos para estes cancelamentos" e qual "o prazo para o reagendamento de todas estas consultas".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados