Açoriano Oriental
BE, PCP e PPM condenam Plano e Orçamento dos Açores para 2016 no final do debate
PPM, PCP e BE condenaram hoje o Plano e Orçamento dos Açores para 2016 apresentado pelo Governo Regional socialista no encerramento do debate dos documentos na assembleia legislativa, no Faial.

Autor: Lusa/AO Online

“O Orçamento apresentado pelo Governo Regional, mais uma vez, significa continuidade, que já nos anos anteriores não respondeu à gravidade dos problemas sociais que se vivem nos Açores”, afirmou a deputada do Bloco de Esquerda, Zuraida Soares, que por considerar que “as opções deste Plano e Orçamento não servem os Açores” não o pode viabilizar.

Segundo Zuraida Soares, o Plano e Orçamento não ataca as desigualdades sociais.

“Estamos perante uma autêntica situação de emergência social que o Partido Socialista/Açores conhece, mas que, por várias razões de conveniência política, finge não existir, optando por um discurso cor-de-rosa”, afirmou a deputada, que aludiu à tomada de posse do XXI Governo da República para dizer que não tem dúvidas de que “as medidas acordadas no continente trarão também aos açorianos e açorianas melhorias significativas”.

Também o deputado do PCP classificou o Plano e Orçamento apresentado para o próximo ano como sendo de “continuidade” e criticou-o por “não dar resposta” aos problemas existentes nas ilhas e de ter sido feito “à medida das eleições regionais de 2016”.

Para Aníbal Pires, os documentos tentam esconder uma realidade em vez de os resolver, pelo que aprová-los “seria dar um cheque em branco à política do PS nos Açores”.

A mesma opinião manifestou o deputado do PPM, Paulo Estêvão, alegando que “as notícias que chegam deste orçamento são más”, já que “nada se alterará”. O Plano e Orçamento, acrescentou, “é pequeno em tudo o que interessa ao progresso económico e à justiça social”.

Paulo Estêvão lamentou os indicadores dos Açores na Educação e na Saúde.

Após o encerramento do debate sobre o Plano e Orçamento para 2016, segue-se ainda hoje a votação na generalidade e na especialidade.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados