Açoriano Oriental
BE/Açores quer ouvir elemento do Governo Regional sobre descarga de conserveira

O Bloco de Esquerda (BE) dos Açores entregou, esta sexta-feira, um requerimento pedindo a audição no parlamento regional da secretária com a tutela do Ambiente para esclarecer as descargas da ETAR da conserveira Cofaco em Rabo de Peixe.

BE/Açores quer ouvir elemento do Governo Regional sobre descarga de conserveira

Autor: Lusa/AO Online

No texto, distribuído esta tarde à imprensa, o BE diz temer que as descargas, "cujos efeitos foram denunciados recentemente pela Associação dos Amigos do Calhau", possam estar a pôr em causa "os ecossistemas e a saúde pública na costa norte de São Miguel".

Nesse sentido, os deputados bloquistas querem ouvir em sede de comissão a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, "para prestar esclarecimentos sobre esta situação".

A denúncia da associação ambiental, prossegue o Bloco, "refere a existência de matéria orgânica na costa, com cheiro nauseabundo, alegadamente proveniente de descargas da fábrica", com o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente a confirmar que "os efluentes resultaram de uma descarga controlada" e "que a descarga ocorreu com o conhecimento da Direção Regional do Ambiente".

"Os problemas decorrentes das descargas da fábrica da Cofaco de Rabo de Peixe para o mar são recorrentes. Ainda o ano passado, em setembro, o BE questionou o Governo Regional sobre quais as coimas aplicadas à empresa por uma infração específica que foi detetada pela Polícia Marítima e confirmada pela Inspeção Regional do Ambiente", diz ainda o partido, liderado nos Açores por António Lima.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.