Bastonário dos advogados decide esta quarta-feira se desconvoca eleições

O bastonário dos advogados, Marinho e Pinto, disse que tomará esta quarta-feira a decisão de desconvocação do ato eleitoral de 29 de novembro, devido à ausência de candidatura para o Conselho de Deontologia da Madeira.


 

Marinho e Pinto afirmou à agência Lusa que dispõe "de cinco dias para tomar uma decisão" de convocar novo ato eleitoral para a eleição dos diversos órgãos da Ordem dos Advogados.

Depois de desconvocado o ato eleitoral, a nova data terá de ser marcada pelo bastonário no prazo de 90 a 120 dias, de acordo com os estatutos do organismo representativa da classe dos advogados.

Vasco Marques Correia, um dos seis candidatos a bastonário da Ordem dos Advogados (OA), considerou que "esta é, possivelmente, a primeira de muitas manobras desesperadas de uma nomenclatura que se pretende perpetuar no poder".

Por isso, o atual presidente do Conselho Distrital de Lisboa vincou que "é bem demonstrativo de que a OA precisa de mudar de vida rapidamente".

Guilherme Figueiredo, que se candidata também a bastonário, opinou que "este é um mau exemplo do que tem sistematicamente sucedido", em alusão ao facto de Marinho e Pinto não ter comunicado à candidaturas e "aos advogados".

O presidente do Conselho Distrital do Porto da OA notou ainda que a possível desconvocação de eleições "deveria ter sido previamente comunicada aos titulares dos órgãos da Ordem e aos candidatos aos cargos a eleger nas eleições do próximo dia 29 de Novembro, seguida de mensagem a todos os advogados e apenas posteriormente deveria ser feita a comunicação aos órgãos de informação!", referiu.

Contactada pela Lusa, Elina Fraga, igualmente candidata a suceder a Marinho e Pinto, afirmou que, na qualidade de vice-presidente da OA, não comenta o processo eleitoral.

"É uma matéria da exclusiva responsabilidade do bastonário", disse.

A Lusa tentou ainda obter reações de Jorge Neto, Raposo Subtil e Jerónimo Martins sobre o possível adiamento, mas não foi possível o contacto.

As eleições na OA foram marcadas para 29 de novembro e a apreciação da regularidade das listas decorre no prazo de cinco dias.

 

 

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP