Açoriano Oriental
Base das Lajes cai no ranking de importância

A Base das Lajes pode vir a perder importância para a estratégia de defesa de Washington se vierem a ser adoptadas as recomendações do “White Paper” do Air Mobility Command – Global En Route Strategy, do Pentágono, que aponta para a desvalorização da infraestrutura, mas não para o seu encerramento.

Base das Lajes cai no ranking de importância

Autor: João Alberto Medeiros
Este documento, apesar de existir desde Março de 2009, só agora veio a público, através de Miguel Monjardino, especialista em relações internacionais.

No documento cedido ao AO, a Base das Lajes passa do Tier (nível) 1 para o Tier 3 e em 2025 chegará ao Tier 4. Foram estudadas as rotas logísticas possíveis no documento para conceder informação a Washington e a Base das Lajes surge a um nível de valorização estratégica relativamente baixo.

Na evolução que se faz para as necessidades logísticas dos EUA até 2025, a Base das Lajes vai assegurar apenas a mobilidade expedicionária norte-americana.

Miguel Monjardino refere que “este é um documento que, tendo por base necessidades previsíveis dos EUA a nível logístico, colocam as Lajes num nível mais baixo do que aquilo que normalmente é dito publicamente em Portugal”. Na perspectiva logística dos EUA, “tudo parece claro.Temos claramente aqui um problema político-militar que é preciso resolver”.

Leia esta notícia na íntegra no jornal Açoriano Oriental de sábado,
Dia 17 de Abril de 2010

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados